Como se tornar um profissional legalmente habilitado?

Boa noite. Neste exato momento aqui é noite, costumo sempre escrever está hora, ou um pouco mais cedo, pois trabalho durante o dia e a tarde. Sou um profissional legalmente habilitado e qualificado em habitabilidade para contêiner. Então se você é um estudante de segurança do trabalho ou mesmo um profissional procurando novas qualificações e especializações, está no lugar certo, continue lendo e aprenda a como se tornar um profissional legalmente habilitado em laudo técnico de habitabilidade para contêiner.

navio container e segurança do trabalho

Conforme descrito nas exigências legais do Ministério do Trabalho, quando houver a utilização de Contêineres em canteiro de obras, os mesmos precisão ser devidamente averiguados e feito um laudo técnico com o objetivo de confirmar que as instalações inspecionadas não estejam correndo riscos físicos, químicos e biológicos. A necessidade do Laudo Técnico de Habitabilidade para Contêineres encontra-se conformada pela norma regulamentadora de número dezoito(também conhecida como NR18) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) item 18.4.1.3.2, descrito no trecho abaixo:

18.4.1.3.2 Tratando-se de adaptação de contêineres, originalmente utilizados no transporte ou acondicionamento de cargas, deverá ser mantido no canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho e do sindicato profissional, laudo técnico elaborado por profissional legalmente habilitado, relativo a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com a identificação da empresa responsável pela adaptação. (Incluído pela Portaria SIT n.º 30, de 13 de dezembro de 2000).

Existem diversos riscos para os habitantes que entraram em contato com esses contêineres que podem ocasionar em acidentes graves, eles são os riscos por agentes físicos, agentes químicos e os riscos por agentes biológicos. Todos os contêineres que estiverem nas obras devem ser devidamente inspecionados e feito seu laudo técnico por um profissional qualificado e legalizado.

Laudo técnico de habitabilidade para container e segurança do trabalho

Quanto aos riscos físicos, de acordo com o item da norma regulamentadora que eu citei acima, o contêiner será avaliado quantitativamente o agente radiação ionizante com a utilização de um radiômetro digital bem calibrado para as ondas alfa, beta e gama. Enquanto os agente biológicos e químicos serão feitas as verificações e avalizações qualitativas, voltadas para verificar a existência ou não existência de resíduos químicos ou biológicos que podem trazer riscos desnecessários para os ocupantes desses contêineres.

O laudo técnico de habitabilidade para contêiner é válido enquanto não aparecerem alterações significativas(quais possam trazer riscos para seus ocupantes) no teor das habitações. Também é importante lembrarmos, que os contêineres que irão ser ocupados, seja por trabalhadores ou até moradores, não podem ter sido utilizados para o armazenamento de produtos contaminantes de qualquer tipo. Por isso o mais recomendável, e que em minha opinião como profissional se faz necessário, é que o Laudo técnico esteja devidamente acompanhado da documentação dos históricos de viagens do contêiner ou mesmo da declaração do proprietário do contêiner.

E como me qualifico nesta profissão? existe o curso de “Laudo técnico de habitabilidade para contêiner” qual você poderá fazer e se especializar nesta área. E ai, gostou do artigo? não deixe de compartilhar com os amigos e parentes, e qualquer dúvida é só entrar em contato comigo. Não deixe de ver o vídeo abaixo também para assim você fixar melhor o conteúdo aqui lido hoje.

 

Comentários estão desabilitados.